Paróquia São José / Arquidiocese de Palmas-TO - (63)-3217-1192
Histórico

..

A construção de Palmas começou sob as bênçãos divinas, no dia 20 de maio de 1989, data do Lançamento da Pedra Fundamental. Uma multidão esperançosa de 10 mil pessoas assistiu, na área da futura Praça dos Girassóis, a primeira missa da nova capital, celebrada por Dom Celso Pereira de Almeida, bispo de Porto Nacional.

Com a implantação da nova capital em janeiro de 1.989 as Missas começaram a ser celebradas pelo Pe. Jones Ronaldo Pedreira, Padre da Diocese de Porto Nacional, debaixo de um pé de Pequi, com os poucos fiéis que existiam em Palmas. Com o passar do tempo foi doado um terreno para a construção de uma capela (Igreja) provisória na quadra ARSE 61, onde passou a ser celebrada as Missas.

Então foi formado um pequeno grupo de pessoas para escolher o nome do padroeiro da Igreja, decidiram que seria São José, porque é o protetor das famílias,  e como aqui chegavam muitas famílias para fixar residência e ajudar na construção da mais nova Capital do Brasil.

Devido as necessidades pastorais e espirituais dos fiéis e a extensa área da Paróquia Nossa Senhora das Mercês (Porto Nacional), que atendia Palmas, é que o Bispo Dom Celso Pereira decidiu, criar a Paróquia São José em Palmas. A nova Paróquia foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, ocupando assim toda área da nova Capital. O Decreto de criação da Paróquia foi publicado no dia 23 de janeiro de 1991 no diário Oficial do Estado, entrando em vigor no dia 25 do mesmo mês.

Em 27 de março de 1996 foi criada pela Bula Maiori Spirituali do Santo Padre Papa João Paulo II, a Arquidiocese de Palmas e instalada solenemente no 31 de maio do mesmo ano de acordo com o decreto nº. 750 da Nunciatura Apostólica do Brasil, tendo como representante da Arquidiocese de Palmas, Dom Alberto Taveira Corrêa (Bispo auxiliar de Brasília), depois nomeado Arcebispo Metropolitano de Palmas.  Com a criação da Arquidiocese a Paróquia São José passou a ser a Catedral Metropolitana Provisória.

A Paróquia São José já teve ao logo dos seus 22 anos, cinco Párocos: Pe. Jones Ronaldo Pedreira, Pe. Fábio Gleiser, Pe. Reginaldo Albuquerque da Silva,  Pe. Sérgio de Sousa Ramos e o atual, Pe. José Renilton da Paixão de Lima.

 

Palmas, Março de 2013.