Paróquia São José / Arquidiocese de Palmas-TO - (63)-3217-1192
História da Comunidade Nossa Senhora do Rosário

..

A Comunidade foi iniciada no ano de 1999 (mil novecentos e noventa e nove), com a novena de natal nas casas com a Irmã Lúcia da Congregação Escrava do Coração de Jesus, logo em seguida com a reza do terço  do Movimento Mariano nas casas das famílias pela leiga Cecília e padre Antonello que foram designados da Paróquia São José pelo padre Fábio Gleiser. Na reza do terço  foram discutido  sobre a criação de uma capela para a nossa comunidade, dona Joana Aguiar sugeriu que se colocasse o nome de Nossa Senhora do Rosário, pelo o motivo de ter começado rezando o terço nas casas, passaram-se um bom tempo somente com a reza do terço do Movimento Sacerdotal Mariano, com a Marlene e missas mensais celebradas pelo padre Antonelo e padre Fábio Gleiser  nos seguintes locais: residência do Inácio, Srº Tundelo e na garagem Tocantins Transporte, foi celebrada uma missa embaixo de um pé de pequi. Em julho de 1999 foi celebrada uma missa pelo Bispo Dom Homero  da  Bahia estavam presentes o padre Fábio e o padre Antonelo, Antônio Edis viu a necessidade de criar um grupo de catequese e missas todos os domingos procurou o padre e falou sobre a necessidade das missas nos domingo para a comunidade ele concordou com a idéia, por falta de local o Antônio Edis ofereceu a sua residência para as celebrações das missas e os encontros de catequese.

A primeira missa “oficial”  da Comunidade Nossa do Rosário foi celebrada no dia cinco de março de dois mil às dezessete horas e trinta minutos, na residência do fundador da Comunidade Antônio Edis com a entronização da imagem de Nossa Senhora do Rosário e envio dos primeiros catequistas, presidida pelo padre Ademirson que veio da Comunidade Canção Nova para ajudar o Pároco, ficou celebrando não só uma vez por mês mais todos os domingos e as terças-feiras. Quando o padre não vinha fazer as celebrações era os ministros da Paróquia São José, ou os irmãos Maristas (Sebastião e Marcos), Sr. Jorge e Antônio Edis.

Em primeiro de julho do ano de 2001  foi criado o grupo de “Oração Reviver em Cristo”, como coordenadora leiga Maria Moreira, no dia vinte nove de abril de 2001, foi celebrada a última missa na residência do Antônio Edis, no dia primeiro de maio de 2001,  e passou a celebrar num local alugado onde ficou registrada a missa presidida pelo padre Ademirson, às dezenove horas e trinta minutos. 1º de maio de 2001 foi implantado o dízimo com a oferta do Sr. Carlos e Srª Marlene foram os primeiros a serem dizimistas na comunidade. No dia 5 de agosto do ano de 2001 a Coordenadora da Pastoral Social Dione implantou o bazar na comunidade, no qual a renda do mesmo serve para ajuda de custo da comunidade. Em outubro de 2001 foi realizado o primeiro festejos da comunidade com missas e procissão presidida pelo Pe. Ademirson, nesse mesmo mês aconteceu os primeiros batizados da comunidade, foi realizada a Primeira Eucaristia dos catequizandos  da comunidade no dia 30 de novembro do mesmo ano.

Em 2002 o Pe. Ademirson  foi embora, no dia sete de novembro foi celebrada a primeira missa pelo o Pe. Fábio às dezenove horas e trinta minutos. Nos anos seguintes continuaram as celebrações em locais alugados até o mês de julho de 2010 quando mudamos definitivamente para nosso terreno. Em Maio de 2012 começamos a construção da nossa Igreja definitiva.

 

Por Edna Maria Salviano.