Paróquia São José / Arquidiocese de Palmas-TO - (63)-3217-1192
Catequese

..

“A catequese é direito do batizado e dever sagrado imprescindível da Igreja.  Em nossa existência, procuramos o sentido da vida. O que significa ser pessoa humana, o que estamos fazendo aqui, de onde viemos, para onde vamos...Esses são os questionamentos ponto de partida para a catequese, cujo sentido é  fazer ressoar nos ouvidos e nos corações da pessoa humana a Palavra de Deus”. Essa definição sobre a missão de catequisar nos é repassada pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito,  por meio do compêndio que nos orienta sobre as normas da Igreja que acolhe, ama, forma e envia em missão.

Assim, a catequese da Paróquia São José busca levar aos católicos da comunidade local (quadras 404 Sul,504 Sul, 604 Sul, 606 Sul, 612 Sul, 704 Sul,706 Sul e 712 Sul) os ensinamentos da igreja  além de apresentar a palavra de Deus que nos é transmitida por meio das Sagradas Escrituras.

Recebemos crianças a partir dos seis anos de idade e as preparamos, bem como jovens e adultos para a 1ª Eucaristia,e a Crisma. Também mantemos uma turma no estilo catecumenato, cujo objetivo é inserir novos membros na comunidade católica cristã, preparando-os para receberem todos os sacramentos, a partir do batismo.

Além da Matriz, as atividades da catequese são desenvolvidas na comunidade Nossa Senhora do Rosário(612 Sul), para atender a demanda local e da comunidade São Miguel  Arcanjo(712 Sul). Atualmente temos cadastrados 33 catequistas atuando na formação e em atividades correlatas, como na missa das crianças, no grupo infantil de música e nas dinâmicas teatrais( via sacra, coroação de Nossa Senhora, dia dos pais e das mães, etc)

A primeira formação para catequistas da paróquia São José teve início no dia 24 de abril de 1999, portando essa é a data considerada como o marco inicial do movimento catequético na Paróquia.

Equipe coordenadora da pastoral catequética da paróquia São José

Coordenação Geral: Maria do Socorro Medeiros;
Coordenação catequese infantil: Vanlucy Oliveira;
Coordenação de iniciação à vida cristã: Lígia Monetta;
Coordenação de formação: Elziran Assunção;
Coordenadora da catequese Juvenil (crisma): Maria do Socorro Medeiros;
Coordenação da catequese na Comunidade São Miguel Arcanjo: Estevânia Mota;
Coordenação na comunidade Nossa Senhora do Rosário: Edna Nakamura.

“...a catequese busca o equilíbrio entre razão, sentimento, comportamento, engajamento na comunidade e na sociedade, tendo como finalidade a formação de fiéis comprometidos com o Senhor, com sua igreja e com o Reino. Tal opção exige a dimensão comunitária e o compromisso na missão....”(DNC – pag 90)